My World

O Ramo Escoteiro



Um Grupo Escoteiro é dividido em Seções que pertencem a um dos quatro Ramos existentes no Escotismo.

Cada Ramo possui suas características e objetivos de acordo com a faixa etária da criança e do jovem. O Ramo Lobinho atende as crianças de 6 a 10 anos, enquanto o Ramo Escoteiro os jovens de 11 a 14. Por sua vez, o Ramo Sênior abriga os jovens de 15 a 17 anos e o Ramo Pioneiro aqueles com idade entre 18 e 21 anos. Independente do Ramo, todos são considerados Escoteiros.

A Seção Escoteira, é composta por uma ou mais Tropas Escoteiras, abrigando meninos e meninas com idade mínima de 11 e máxima de 14 anos. Ao atingir 14 anos e meio, o jovem é preparado para ser transferido ao Ramo seguinte, nesse caso o Ramo Sênior. Assim, ao completar 15 anos, o escoteiro será inserido em um novo momento de sua vida por meio de uma cerimônia mística, denominada "Passagem".

A ênfase do Programa Educativo do Ramo Escoteiro concentra-se no processo de criação e ampliação da autonomia do jovem. Na Tropa o marco simbólico é “explorar novos territórios com um grupo de amigos”. Para tanto, o jovem vive em equipe e inseri-se em atividades junto natureza, desenvolvendo habilidades e competências relacionadas com o desenvolvimento integral de sua personalidade.

A Tropa Escoteira é dividida em patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada patrulha é incentivada a desenvolver certa autonomia. Contudo, a Tropa, na maior parte do tempo é uma estrutura coesa e única, na qual todos trabalham para seu próprio crescimento, mas com a garantia de que ali existem amigos e companheiros que irão compartilhar


Cada patrulha tem seu próprio nome e símbolo, que normalmente é o nome de um animal ou uma constelação. Este símbolo é representado por uma bandeirola pressa ao bastão. Os fatos marcantes da vida da patrulha são registrados no bastão que carrega a bandeirola da patrulha e que é conduzida pelo Monitor da patrulha.

O Monitor de patrulha é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação da patrulha. Ele é o Líder dos Líderes, tendo em vista que todo escoteiro é em potencial um Líder. Os Monitores dividem responsabilidades com todos da patrulha, mas principalmente com o Sub-Monitor. Esses dois jovens são escolhidos pela patrulha com ajuda e orientação da chefia.
 


SAPS! Sempre Alerta Para Servir!
Ch. Mark A. Caldeira
Reg.754203-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário