O Método Escoteiro é um sistema de educação não-formal e uma parte fundamental do Escotismo.
É composto por diferentes elementos, que trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente rico, ativo e divertido de aprendizagem. O Método Escoteiro inclui:
a)
Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira – Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de
vivência da Promessa e da Lei Escoteira, que são formas concretas e práticas para entender os
valores do Escotismo. A
Promessa Escoteira é um compromisso pessoal de fazer o melhor possível para
viver de acordo com esses valores , o que você faz diante de um grupo de
colegas quando você optar por participar. A
Promessa e Lei são considerados como um elemento porque eles estão intimamente
ligados.
b) Aprender fazendo – Educando pela ação, o Escotismo valoriza:
- O aprendizado pela prática;
- O desenvolvimento da autonomia,
baseado na autoconfiança e iniciativa;
- Os hábitos de observação,
indução e dedução.
Significa que o desenvolvimento do jovem deve acontecer, em primeiro lugar, como resultado de sua experiência prática ao invés de acontecer apenas pela incorporação teórica de conceitos. Ele reflete o modo ativo em que se ganha o conhecimento, habilidades e atitudes e ilustra a abordagem prática do Escotismo para a educação. Aprender fazendo também permite que todos na Tropa Escoteira e em suas patrulhas se envolvam ativamente com o seu processo de formação e as tomadas de decisões relacionadas a ela, com a ajuda de seus pares e dos chefes.
c) Vida em equipe – denominada nas Tropas de “Sistema
de Patrulhas”, incluindo:
- A descoberta e a aceitação
progressiva de responsabilidade;
- A disciplina assumida
voluntariamente;
- A capacidade tanto para cooperar
como para liderar.
A patrulha é a estrutura organizacional básica no Escotismo. Cada patrulha é composta de 6-8 jovens, que são liderados por um de seus membros, atuando como Monitor. Dentro de cada patrulha os escoteiros organizam a sua vida como uma equipe, compartilhando responsabilidades, decisões, a organização, execução e e avaliações de suas atividades de forma adequada às suas capacidades. A vida da patrulha e de cada um de seus membros acontece com o apoio de adultos, carinhosamente chamados de chefe.
d) Atividades progressivas,
atraentes e variadas compreendendo:
- Jogos;
- Habilidades e técnicas úteis,
estimuladas por um sistema de distintivos;
- Vida ao ar livre e em contato
com a natureza;
- Interação com a comunidade;
- Mística e ambiente fraterno.
Cada membro escoteiro é incentivado a ser
consciente e ativamente envolvido no seu próprio desenvolvimento, de tal
maneira a lhe permitir progredir em sua própria maneira e em seu próprio ritmo,
ganhando confiança e reconhecimento pelos progressos realizados. Uma
ferramenta utilizada para apoiar este elemento do Método Escoteiro é o sistema
de Progressão Individual, no qual são estabelecidos metas e conquistas para
cada faixa etária. Da mesma forma, o Escotismo usa o ambiente natural
(florestas, mar, montanhas, etc) como cenário ideal para a aplicação de seu Método
Escoteiro e para o desenvolvimento do potencial intelectual, emocional, social,
afetivo e espiritual do jovem.
e) Desenvolvimento pessoal com
orientação individual, considerando:
- A realidade e o ponto de vista
de cada criança, adolescente ou jovem;
- A confiança nas potencialidades
dos educandos;
- Seções com número limitado de
jovens e faixa etária própria;
- O exemplo pessoal do adulto.
Para outras informações acesse: http://www.escoteiros.org.br/escotismo/
SAPS! Sempre Alerta Para Servir!
Ch. Mark A. Caldeira
Reg.754203-8
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