My World

O Método


O Método Escoteiro é um sistema de educação não-formal e uma parte fundamental do Escotismo.

É composto por diferentes elementos, que trabalham em conjunto para proporcionar um ambiente rico, ativo e divertido de aprendizagem. O Método Escoteiro inclui:


a) Aceitação da Promessa e da Lei Escoteira – Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da Promessa e da Lei Escoteira, que são formas concretas e práticas para entender os valores do Escotismo. A Promessa Escoteira é um compromisso pessoal de fazer o melhor possível para viver de acordo com esses valores , o que você faz diante de um grupo de colegas quando você optar por participar. A Promessa e Lei são considerados como um elemento porque eles estão intimamente ligados.

b) Aprender fazendo – Educando pela ação, o Escotismo valoriza:

- O aprendizado pela prática;

- O desenvolvimento da autonomia, baseado na autoconfiança e iniciativa;
- Os hábitos de observação, indução e dedução.
 
 Significa que o desenvolvimento do jovem deve acontecer, em primeiro lugar, como resultado de sua experiência prática ao invés de acontecer apenas pela incorporação teórica de conceitos. Ele reflete o modo ativo em que se ganha o conhecimento, habilidades e atitudes e ilustra a abordagem prática do Escotismo para a educação. Aprender fazendo também permite que todos na Tropa Escoteira e em suas patrulhas se envolvam ativamente com o seu processo de formação e as tomadas de decisões relacionadas a ela, com a ajuda de seus pares e dos chefes.
c) Vida em equipe – denominada nas Tropas de “Sistema de Patrulhas”, incluindo:

- A descoberta e a aceitação progressiva de responsabilidade;

- A disciplina assumida voluntariamente;

- A capacidade tanto para cooperar como para liderar.
 
A patrulha é a estrutura organizacional básica no Escotismo. Cada patrulha é composta de 6-8 jovens, que são liderados por um de seus membros, atuando como Monitor. Dentro de cada patrulha os escoteiros organizam a sua vida como uma equipe, compartilhando responsabilidades, decisões, a organização, execução e e avaliações de suas atividades de forma adequada às suas capacidades. A vida da patrulha e de cada um de seus membros acontece com o apoio de adultos, carinhosamente chamados de chefe.
d) Atividades progressivas, atraentes e variadas compreendendo:

- Jogos;

- Habilidades e técnicas úteis, estimuladas por um sistema de distintivos;

- Vida ao ar livre e em contato com a natureza;

- Interação com a comunidade;
- Mística e ambiente fraterno.
Cada membro escoteiro é incentivado a ser consciente e ativamente envolvido no seu próprio desenvolvimento, de tal maneira a lhe permitir progredir em sua própria maneira e em seu próprio ritmo, ganhando confiança e reconhecimento pelos progressos realizados. Uma ferramenta utilizada para apoiar este elemento do Método Escoteiro é o sistema de Progressão Individual, no qual são estabelecidos metas e conquistas para cada faixa etária. Da mesma forma, o Escotismo usa o ambiente natural (florestas, mar, montanhas, etc) como cenário ideal para a aplicação de seu Método Escoteiro e para o desenvolvimento do potencial intelectual, emocional, social, afetivo e espiritual do jovem.
e) Desenvolvimento pessoal com orientação individual, considerando:

- A realidade e o ponto de vista de cada criança, adolescente ou jovem;

- A confiança nas potencialidades dos educandos;

- Seções com número limitado de jovens e faixa etária própria;

- O exemplo pessoal do adulto.


O Escotismo é um movimento de jovens, os quais,fazem atividades com o apoio de adultos. O papel dos adultos no Escotismo é a de um irmão mais velho, ou seja, ele é educador, um facilitador e ao mesmo tempo um companheiro na caminhada do jovem ao longo de sua vida. O adulto, chamado de chefe, é aquele que procurar se certificar de que os membros juvenis estão construindo e realizando atividades significativas ao seu desenvolvimento individual e coletivo.

Para outras informações acesse: http://www.escoteiros.org.br/escotismo/ 


SAPS! Sempre Alerta Para Servir!
Ch. Mark A. Caldeira
Reg.754203-8 


Nenhum comentário:

Postar um comentário